Uma educação espontânea ou uma educação escolar?
Posted 11 de janeiro de 2007
on:A cultura permite ao homem acumular experiências por meio de teorias sobre o funcionamento da realidade e dos objetos. Desse modo, consegue manter vivas as próximas gerações . No entanto a divisão dos grupos detentores da cultura diverge a respeito de conceitos que são multiplicados para a posteridade.
O homem começa a cultivar valores culturais alheios. Cada ser começa a ter uma compreensão do mundo de maneira diferente e a reproduz como sendo a única. A desigualdade pode ser vista sob a ótica de quem se vê com mais conhecimento e começam a aparecer alguns ditos privilegiados culturalmente.
Surge um processo de especialização na criação e apropriação da cultura que se mostra muito desenvolvida na divisão do trabalho e tem efeitos colaterais futuros entre os grupos sociais que tendem a se diferenciar.
A passagem da cultura ou do conhecimento para os descendentes é de modo elitista se a opção for pela educação formal, entretanto pode ser uma das maneiras de se atingir a especialização e tentar reverter o processo da segregação.
Na opção espontaneidade da educação ou educação informal poderá haver a produção de conhecimento significativo, porém pode não ser considerada particularização, dessa forma, na divisão do trabalho, os indivíduos que não se apropriam de valores culturais de outrem podem estar em uma maioria tida como não pensante.
A verdade está onde cada ser consegue impor a ação por meio do trabalho e fazer uma relação com o mundo por meio de uma tarefa que o conduza a hominização.
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