Curricula, Gestão do Conhecimento e Pesquisa

Memória de Curso: A Possibilidade da Gestão Baseada no Conhecimento na Comunidade de Prática (CoP)

Posted on: 25 de novembro de 2007

Neli Maria Mengalli
mengalli@uol.com.br

CAPES

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Gilda Inez Pereira Piorino
gilda_piorino@yaho.com.br
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

O trabalho apresentado no VI Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo se propõe a realizar um estudo que desvela os aprendizados, as dificuldades e as superações dos gestores que participaram do curso Formação de Gestores Escolares para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação do Projeto Gestão Escolas e Tecnologias no Estado de Goiás.
Os objetivos apresentados no texto são analisar os memoriais reflexivos dos cursistas (315) que participaram do projeto como alunos, separar em três elementos para análise e mostrar a viabilidade para a indicação de formação de comunidades, principalmente, as comunidades de prática (CoP) no pós-curso.O referencial teórico para a escrita pauta-se nos conceitos de gestão baseada no conhecimento na educação e no currículo.
Após a interpretação dos dados coletados, é sugerida a implementação de comunidades de prática (CoP) no pós-curso dada a necessidade de continuidade registrada por alguns participantes, pela oportunidade de discutir a participação, o profissional e a instituição e pela contribuição para a instituição para que não viva do eterno recomeçar com cursos.
O aprendizado para fazer algo em conjunto é o diferencial da comunidade de prática (CoP), o conhecimento é um aspecto integrado e inseparado da prática social (Lave, Wenger, 2006), na qual os indivíduos se formam e tornam parte dela (Freire, 2001).

Dados Quantitativos:

VI Encontro de Pesquisadores - Gráfico Aprendizados

 

VI Encontro de Pesquisadores - Gráfico Dificuldades

 

VI Encontro de Pesquisadores - Gráfico Superações

Referências:

FREIRE, P. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2001. Coleção Questões da Nossa Época. 23v.
LAVE J.; WENGER; E. Situated Learning Legitimate Peripheral Participation, 15. ed. New York: Cambridge University Press, 2006. 138p. Learning in Doing: Social, Cognitive & Computational Perspectives Collection.
LAVILLE, C.; DIONNE J. A Construção do Saber. Porto Alegre: Editora Artmed, 1999. 344p.
MENGALLI, N. M. Interação, Redes e Comunidades de Prática (CoP): Subsídios para a Gestão do Conhecimento na Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, 2006. Orientadora: Profª Drª Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. São Paulo – São Paulo – SP. PUC-SP/CED. Dissertação de Mestrado em Educação: Currículo. 212f.
PIORINO, G. I. P. Dimensões da Tecnologia e Efeitos na Rede de Ensino: Um Estudo Pautado na Implementação do Projeto Trilha de Letras nas Escolas da Rede Estadual de São Paulo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, 2006. Orientador: Prof. Dr. Fernando José de Almeida. São Paulo – São Paulo – SP. PUC-SP/CED. Dissertação de Mestrado em Educação: Currículo. 222f.

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