Curricula, Gestão do Conhecimento e Pesquisa

Tecnologias e formação de educadores/pesquisadores: do uso do computador na escola aos desafios da Web 2.0

Posted on: 24 de maio de 2012

See on Scoop.itCommunities of Practice (CoP)

Mengalli (2006) estudou em escolas públicas a gestão baseada no conhecimento praticada por meio de recursos tecnológicos potencializadores de formação de redes, tendo observado que esta gestão ocorre de modo intuitivo e sem sistematização, porém, identificou potencialidades de formação de redes e criação de comunidades na escola, principalmente comunidades de prática. 
As investigações de Cerqueira (2005), Araujo (2006) e Mengalli (2006) proporcionaram avanços na compreensão das contribuições advindas da integração e interação entre pessoas, tecnologias e conhecimentos com o uso de ambientes virtuais de aprendizado que propiciam avanços com a exploração da conectividade agregada ao uso de recursos da internet aglutinados em uma plataforma computacional de acesso restrito a um grupo de participantes.

 

Referência:

 

Mengalli, N. M. (2006). Interação, redes e comunidades de prática (COP): subsídios para a gestão do conhecimento na educação. Dissertação de Mestrado em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
See on arquivos.unama.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Neli Maria Mengalli

Flickr Photos

Mais fotos

Neli Maria Mengalli

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 9 outros seguidores

Neli Maria Mengalli

%d blogueiros gostam disto: